Programa Adolescer

O Programa Adolescer recebe crianças em atividades de contraturno com objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais essas crianças estão expostas em suas comunidades. Com oficinas de artes, dança, culinária, teatro, canto, percussão, capoeira, futebol, leitura e escrita, artesanato e vôlei, além de atendimento psicossocial. Sua missão é promover o acolhimento com empatia, a educação e a transformação social, de modo a respeitar as singularidades e fortalecer os vínculos, buscando despertar e valorizar o potencial de desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.

Objetivo

O Programa Adolescer atua com objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais a comunidade está exposta, desenvolvendo oficinas de artes, dança, culinária, teatro, canto, percussão, capoeira, futebol em 3 tempos, leitura e escrita, artesanato e vôlei, além de atendimento psicossocial. Sua missão é promover o acolhimento com empatia, a educação e a transformação social, de modo a respeitar as singularidades e fortalecer os vínculos, buscando despertar e valorizar o potencial de desenvolvimento de seus beneficiários. Igualmente, busca propiciar um espaço de respeito às diferenças, que estimule o desenvolvimento do senso crítico dos envolvidos, promovendo o sentimento de pertencimento na Comunidade, bem como maior participação de todos os atores sociais enquanto protagonistas de seus projetos de vida.

  • Histórico do programa

    Fundado em 2002, o Programa Adolescer já atendeu em diversos locais e comunidades de Botucatu-SP, oferecendo oficinas artísticas para seus jovens, participando com efetividade da vida escolar e dando suporte à família, com atendimentos psicossociais.

    Porém, em 2017, partindo para um novo ciclo em sua história, foi convidado pela Prefeitura de Botucatu a assumir o espaço do antigo PIEC, no Jardim Monte Mor, dobrou sua capacidade, fazendo um diagnóstico importante para prosseguir o atendimento e fixando suas raízes na comunidade.

    Além de um grande mutirão para a reforma do prédio, o Adolescer trouxe para o coração do Jardim Monte Mor suas oficinas, o atendimento e todas as outras atividades que oferece, além de se tornar ponto de entrega do Programa Viva Leite.

    Nesse novo ciclo, o programa cresceu para 120 atendimentos de crianças e adolescentes em contraturno escolar, sendo 60 durante a manhã e 60 durante a tarde. Além disso, iniciou um trabalho com a comunidade, criando o Grupo de Mulheres, ajudando na elaboração da eleição para a Associação de Moradores e trazendo eventos culturais para a sua sede.

    Em 2018, o Adolescer conquistou a parceria com o Instituto Embraer, tornando viável a construção do Projeto Aurora, trazendo durante o ano todo a discussão sobre igualdade de gênero e raça. Para celebrar essa parceria, a equipe e os atendidos apresentaram o espetáculo Diversos, com um público de 250 pessoas, trazendo a cultura popular brasileira para os palcos do Jardim Monte Mor. Além do espetáculo, o Adolescer produziu um documentário sobre as atividades abordadas no decorrer do ano e que está disponível no canal do programa, na plataforma YouTube.

    O Projeto Faróis foi a grande estrela de 2019, proporcionando mais um ano de parceria com o Instituto Embraer, onde a leitura e a escrita foram o foco durante os trabalhos do ano. Para concretizar esse trabalho, a equipe e os atendidos apresentaram o musical “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Hollanda, enchendo os olhos dos espectadores e firmando mais ainda o trabalho cultural que o Adolescer faz.

    Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Adolescer enfrentou mais um desafio, transformar sua realidade para atendimento remoto e, cumprindo com todos os protocolos, realizou oficinas on-line e adaptou suas atividades para serem entregues aos 120 atendidos, monitorando e trabalhando para que todos tivessem acesso ao conteúdo. Mesmo diante de todos os obstáculos, o Adolescer não deixou de produzir seu espetáculo anual e, dessa vez, adaptou o conteúdo para uma exibição on-line, apresentando “Olhos D’água – O Espelho da Alma no Abaeté”, uma emocionante homenagem à cultura popular das Ganhadeiras de Itapuã.

    Em 5 anos de ocupação no espaço do Jardim Monte Mor, o Adolescer conquistou diversas parcerias, abrindo novas portas e janelas para grandes oportunidades. Parceiros que estão juntos conosco e, durante a pior crise de saúde, social e econômica das últimas décadas, não nos abandonaram, mas sim fortaleceram ainda mais o vínculo com a instituição.

    Assim, o trabalho do Programa Adolescer continua sendo extremamente importante para as crianças e jovens da comunidade atendida, fortalecendo vínculos e incentivando o protagonismo dos atendidos. A arte e o amor sempre serão os caminhos.

  • Detalhamento de parcerias, mobilização de recursos, patrocínios, editais, fundos, etc:

    O Programa Adolescer recebe recursos públicos por meio CMDCA Botucatu e CMAS Botucatu, além de parcerias fixas, pontuais e editais de incentivo à cultura da rede pública e privada.

    • Prefeitura Municipal de Botucatu
    • Secretaria Municipal de Assistência Social
    • Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)
    • Secretaria Municipal de Cultura
    • Grupo Centroflora
    • Irizar
    • Unimed Botucatu
    • Sistema Prever
    • S.A Imóveis
    • Saga Decorações
    • Instituto Embraer
    • Instituto Credicitrus
    • Instituto Viva Cidadania
  • Oficinas e projetos

    O Programa Adolescer mantém projetos em parceria com as escolas municipais que atendem ao bairro Jardim Monte Mor, auxiliando em atividades extras e criando oportunidades para que o atendimento do Adolescer seja ampliado e aplicado em diversas formas de aprendizagem.
    O Programa Adolescer oferece as oficinas:
    Teatro – Oficinas de montagem teatral oferecem ao atendido, por meio de jogos teatrais, uma experiência de criação e protagonismo. Ao encerrar cada ciclo, a oficina de teatro aplica um trabalho interdisciplinar para a produção de espetáculos musicais, onde os atendidos, além de serem atores, produzem figurinos, cenografia e elementos que compõem a apresentação.
    Música – As oficinas de violão e canto provocam a ampliação do repertório cultura, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor dos atendidos. O trabalho realizado durante o ano, é aplicado em pequenas apresentações e no trabalho de encerramento de ciclo.
    Dança – Ao se entregar às oficinas de dança, o atendido está treinando sua coordenação motora e desenvolvendo capacidades cerebrais que auxiliam no crescimento. Estar em movimento é importante para a prevenção de doenças físicas e mentais. O Adolescer conta com espaços apropriados e ambientes externos amplos para grandes aulas de Zumba e FitDance. Também são oferecidas oficinas de dança para a comunidade do Jardim Monte Mor.
    Artes visuais – As oficinas de Arte são amplas e abraçam um pouco de cada conteúdo artístico, incluindo aulas de história da arte e cinema. Os atendidos podem aplicar técnicas e explorar o universo que a arte apresenta, contextualizando com as realidades mundiais. O audiovisual também faz parte dessa oficina, com a produção de vídeos e conteúdos para as outras oficinas.
    Culinária – Ao conhecer o multiculturalismo que a culinária apresenta, o atendido pratica as receitas e aprende sobre a conscientização do desperdício zero. Além de mergulhar no mundo culinário, a oficina oferece uma parceria com a oficina de Leitura e Escrita, onde o atendido também é incentivado na alfabetização e matemática, treinando a escrita e os cálculos de medidas das receitas.
    Leitura e Escrita – O incentivo à alfabetização é um grande trabalho em parceria com as escolas, onde o atendido é orientado por uma pedagoga e uma psicóloga para a evolução do que é aprendido dentro do ambiente escolar. Além de atividades em grupo, o Adolescer oferece reforço escolar individualizado e uma pequena biblioteca para auxiliar nos processos de aprendizagem.
    Oficinas esportivas – As oficinas de Vôlei e Futebol 3 Tempos são aplicadas no Adolescer para que os atendidos compreendam que, além dos benefícios do esporte, é possível trabalhar a cooperatividade. O Futebol 3 Tempos é uma metodologia inovadora, onde o atendido coloca em prática o respeito pelas diferenças, convívio em grupo e a resolução de conflitos.

  • Trabalhos Teatrais

    DIVERSOS (2018)

    Em parceria com o Instituto Embraer, o Programa Adolescer apresentou o Projeto Aurora, trabalho interdisciplinar que abordou as questões de gênero e raça dentro da comunidade atendida. O espetáculo Diversos, criado pelos atendidos e com orientação e direção do educador Thiago Arruda, apresentou uma série de cenas inspiradoras sobre os temas abordados durante o ano e levantou assuntos extremamente pertinentes para a sociedade, como o machismo e o racismo.

    Além do espetáculo teatral, Diversos também foi retratado em um documentário com a participação dos atendidos e dos educadores do Programa Adolescer. Confira o documentário e algumas fotos do espetáculo:

    Fotos do Espetáculo Diversos

     

    OS SALTIMBANCOS (2019) A obra de Chico Buarque de Hollanda foi escolhida para ser montada em 2019, ano de continuidade da parceria com o Instituto Embraer, dentro do Projeto Faróis.
    Esse projeto abordou, durante todo o ano e de forma interdisciplinar, a leitura e a escrita como importantes ferramentas para o desenvolvimento do atendido. A escolha do texto de Os Saltimbancos, foi aprovada pelos atendidos e apresentada como uma obra que acompanha gerações e que tem sua importância histórica e teatral no Brasil. A direção do espetáculo foi dos educadores Thiago Arruda e Fernanda Di Giovanni.

    Fotos do musical Os Saltimbancos:

     

    OLHOS D’ÁGUA – O ESPELHO DA ALMA NO ABAETÉ (2020)

    Em 2020, enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, o Programa Adolescer viu a necessidade de não interromper o ciclo de trabalhos artísticos e, respeitando todos os protocolos de segurança, adaptou seu trabalho para um lindo curta metragem.
    Inspirado na obra das Ganhadeiras de Itapuã, Olhos D’água trouxe a cultura popular nordestina como grande coroa de um povo rico de arte e conhecimento. A história dessas mulheres que lutaram pela liberdade e cantaram a alegria de preservar seus costumes pode ser conferida abaixo:

Parceiros

Icone Folha

Galeria

Icone Folha
Apresentação teatral 2016

Apresentação teatral 2016

Visita ao Museu Afro Brasil 2018

Visita ao Museu Afro Brasil 2018

Arraiá Adolescer

Arraiá Adolescer

Passeio de Natal 2019

Passeio de Natal 2019

Atendida do Grupo de Mulheres

Atendida do Grupo de Mulheres

Dança para mulheres

Dança para mulheres

Dia das Crianças

Dia das Crianças

Oficina de Artes

Oficina de Artes

Dia das crianças

Dia das crianças

Oficina de Breaking

Oficina de Breaking

Semana cultural 2019

Semana cultural 2019

Conhecendo a tocha olímpica das Olimpíadas do Rio

Conhecendo a tocha olímpica das Olimpíadas do Rio

Oficina de Percussão 2020

Oficina de Percussão 2020

Exposição

Exposição

Oficina de Montagem Teatral 2020

Oficina de Montagem Teatral 2020

Espetáculo DIVERSOS

Espetáculo DIVERSOS