Voltar

PARNAÍBA – NOTÍCIA 1

out/2021

Programa pró saúde mobiliza doações para arrecadação de alimentos

No ano de 2021, o Instituto Floravida através do Programa Pró-Saúde e Adolescer, com grande apoio do Grupo Centroflora, se mobilizaram mais uma vez para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica com cestas básicas, durante esta nova etapa da campanha de arrecadação de alimentos, intitulada “Contra o Coronavírus somos mais fortes”, realizada nos meses de abril, maio e junho.

 

 

O programa Pró-Saúde beneficiou com mais de 2 toneladas de alimentos 83 famílias residentes em três municípios do Piauí. Foram atendidos dois assentamentos rurais, Cutias e Brasileira, localizados nos municípios de Luzilândia e Porto, além de mais 50 famílias de Parnaíba. Os critérios para a escolha das famílias nesta ação, consistem no cadastro pré- existente no banco de dados da Secretaria de Saúde, os beneficiários de baixa renda, que possuam crianças, idosos ou PcD- Pessoa com Deficiência na composição familiar. Atendendo aos critérios levantados pela equipe, o total de pessoas alcançadas nessa ação foi de 397 pessoas.

 

 

Esse é um sistema que requer pouquíssima manutenção e tem um nível de segurança bastante eficaz. As Bacias de Evapotranspiração são sempre construídas em mutirão pelos próprios produtores, equipe do projeto e convidados, pensando na multiplicação da técnica e potencializando o cenário de saneamento rural ecologicamente correto. Desde a concepção do projeto foram dezenas de pessoas beneficiadas, e esse é um tema que tende a ganhar bastante destaque nos próximos anos, tendo em vista a aprovação do novo marco regulatório do saneamento e a elaboração de políticas públicas que vão de encontro com essa problemática. O projeto pretende ampliar o número de produtores e famílias beneficiadas com a técnica, além de vislumbrar o atendimento a outros territórios de atuação do Programa Terraflora, como Piauí e Bahia.