Programa Coletivo 60+

O Programa Coletivo 60+ é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) que mantém ampla articulação com a rede Socioassistencial do Município, com o Sistema de Garantia de Direitos e com outras políticas setoriais. Visando parcerias com outros agentes e instituições possibilitando a ampliação das atividades oferecidas, bem como a diversificação de temas trabalhados, especialmente os relativos às políticas de saúde, educação socioambiental e cultura, como campanhas educativas e preventivas.

Nosso objetivos específicos são:

  • Atuar na promoção de bem-estar, inclusão e socialização do idoso, possibilitando a convivência;
  • Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso, oportunizando a conscientização da família e da comunidade através de acolhimento, informações, escuta e solidariedade com relação às necessidades dos idosos;
  • Realizar atividades de lazer, sensibilização, reflexão e diálogo, ampliando o tempo de vivência com a natureza, desenvolver atividades que proporcionem a valorização pessoal e melhoria da autoestima, em um ambiente saudável e adequado;
  • Contribuir com o desenvolvimento local do território de abrangência;
  • Ofertar ações Socioeducativas que garantam o direito a informação de qualidade sobre os mais diversos assuntos que assolam o ciclo de vida do público específico;
  • Garantir a função protetiva aos idosos da área de abrangência;
  • Propiciar capacitação aos profissionais envolvidos no projeto, prestar uma assistência multiprofissional qualificada, em número suficiente, valorizando a capacitação continuada;
  • Ampliar as oportunidades informacionais, culturais e educacionais do público específico;
  • Compor com a qualidade de oferta a rede Socioassistencial.

 

Oficinas

As oficinas oferecidas em nosso programa socioassistencial abrangem diversas áreas, proporcionando uma ampla variedade de oportunidades para os idosos explorarem seus interesses e habilidades. Entre as oficinas disponíveis, destacamos:

Artetarapia: A arteterapia é uma forma de terapia que utiliza a expressão artística como meio de comunicação e autoexploração. Ela combina elementos da arte e da psicologia para promover o bem-estar emocional, o autoconhecimento e a cura.

Artesanato: Nossas oficinas de artesanato oferecem a oportunidade de explorar a criatividade e criar peças únicas. Apresentaremos diferentes técnicas, como pintura, tecelagem, trabalhos em papel, entre outros, permitindo que expressem sua imaginação por meio das mãos.

Culinária: As oficinas de culinária são uma ótima oportunidade para os idosos aprimorarem suas habilidades gastronômicas e explorarem novas receitas. E resgatarem as receitas de família. Aprenderão a preparar pratos deliciosos e saudáveis, além de compartilhar dicas e experiências culinárias.

Dança Sênior: A dança sênior é uma atividade que combina movimento, música e diversão. Nas oficinas de dança, disponibilizaremos coreografias adaptadas às suas necessidades, promovendo a atividade física, o equilíbrio e a coordenação motora, além de proporcionar momentos de descontração e interação social.

Fitoterapia e Plantas Medicinais: Nossas oficinas de fitoterapia apresentam os benefícios das plantas medicinais e como utilizá-las de forma segura. Os participantes terão acesso sobre propriedades medicinais, preparação de chás e infusões, além de descobrir formas naturais de promover a saúde e o bem-estar.

Inclusão Digital: Nas oficinas de inclusão digital, os idosos terão a oportunidade de familiarizar-se com a tecnologia, aprender a utilizar dispositivos eletrônicos, navegar na internet, comunicar-se por e-mail e explorar as redes sociais. Essa inclusão digital permite que eles se mantenham conectados, acessem informações e participem ativamente da sociedade atual.

Oficina da Memória: Os jogos de mesa proporcionam momentos de diversão, estratégia e interação social. Nas oficinas de jogos de mesa, os participantes terão acesso a uma variedade de jogos, como xadrez, dominó, baralho, quebra-cabeças, entre outros, estimulando a parte cognitiva e promovendo o convívio em grupo.

Yoga: O yoga é uma prática milenar que beneficia o corpo e a mente. Nas oficinas de yoga, os idosos aprenderão técnicas de respiração, posturas e meditação, promovendo o relaxamento, a flexibilidade e a saúde mental adaptado para cada atendido. Essa prática também estimula a consciência corporal e a paz interior.

Nossas oficinas foram cuidadosamente selecionadas para atender às necessidades e interesses dos idosos, proporcionando um ambiente de aprendizado, troca de experiências e diversão. Temos o compromisso de promover o envelhecimento saudável e ativo, valorizando as potencialidades de cada indivíduo.

O programa coletivo 60+ e o Instituto Floravida visa promoção da saúde e bem estar da pessoa idosa.