Compromisso com a vida e respeito à diversidade

Icone Folha

O Instituto Floravida é uma organização civil sem fins lucrativos, de direito privado e caráter socioambiental, que
possui a missão de contribuir com a transformação socioambiental das comunidades inseridas em suas iniciativas,
promovendo a saúde e educação em defesa da vida.

A história do Instituto Floravida começou no ano de 2000…

quando os colaboradores do grupo Centroflora de Botucatu (SP) iniciaram ações de incentivo à reciclagem de resíduos sólidos e conservação da natureza. Destas ações surgiram os primeiros projetos: o Coleta Legal, que estimulava, por meio de premiações, a separação e entrega dos resíduos sólidos; o Escola vai à Mata, que desenvolvia trilhas de sensibilização na natureza; o Córrego Ferreirinha para recuperação da mata ciliar e o Centrofauna – centro de reabilitação de animais silvestres.

Icone Folha

Em 2001 as iniciativas aumentaram e
surgiram os projetos Replantando para a Vida e
Quintal Verde.

Em 2002, o Instituto ganhou uma sede na Unidade II do Grupo Centroflora em Botucatu, em meio a uma área verde muito bonita, um fragmento de transição de Cerrado e Mata Atlântica e assim se consolidou como organização socioambiental sem fins econômicos.

Em outubro de 2002 nascia oficialmente o Instituto Floravida, uma organização da sociedade civil, criada pelo grupo Centroflora com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e ambiental das comunidades locais onde a empresa atua.

 

21 anos
de vida

Ações dos 4 programas nos estados de São Paulo, Piauí e Bahia

13
profissionais

Gestão socioambiental, educação, biologia, veterinária, pedagogia e
administração

Parceria nacional e
internacional

Apoiam as ações conforme as necessidades específicas dos projetos


Com 21 anos de vida, o Instituto Floravida hoje em dia, é responsável por ações nos estados de São Paulo, Piauí e Bahia e seus projetos estão organizados em 4 programas: Pró-Saúde, Centrofauna, SCFV Coletivo 60+  e Terraflora.

Para realização desses programas, o instituto conta com uma equipe de profissionais de 22 pessoas nas áreas de gestão socioambiental, educação, biologia, veterinária, sociologia e administração e possui parceiros Nacionais e Internacionais que apoiam as ações de diferentes formas, via assessoria técnica e pesquisa, doações (medicamentos, alimentos, materiais), recursos humanos, recursos financeiros e outros apoios, conforme as necessidades específicas dos projetos.

O Instituto Floravida com sua atuação nos municípios de Botucatu (SP) e Parnaíba (PI), recebeu as certificações de Utilidade Pública Nacional, Estadual e Municipal, além do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, concedidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Nossos programas desenvolvidos nos três estados, contemplam iniciativas de educação socioambiental, saúde, meio ambiente, conservação e desenvolvimento local.


Programas do Instituto Floravida

Icone Folha

Programa
Centrofauna

Centro de triagem, reabilitação de aves e área de soltura de animais silvestres. Em parceria com a Polícia Ambiental e com o Hospital Veterinário da UNESP Botucatu.

CONHEÇA

Programa
Pró-Saúde

Trabalho com ações voltadas à promoção da saúde, saúde preventiva e inclusão social em parceria com as prefeituras locais. Atua entre outros temas, na promoção dos jardins e hortas medicinais em equipamentos de saúde dos municípios.

CONHEÇA

Programa
Terraflora

Atua no fortalecimento humano das comunidades de cadeias produtivas extrativistas da biodiversidade brasileira. Em parceria com governos e empresas, desenvolve projetos que aprimoram as relações entre as pessoas e a bioeconomia.

CONHEÇA

 

 

Coletivo 60

O Programa Coletivo 60+ é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) que mantém ampla articulação com a rede Socioassistencial do Município, com o Sistema de Garantia de Direitos e com outras políticas setoriais.

CONHEÇA