Voltar

Pró-Saúde Botucatu recebe visita de Adana Kambeba

Adana Kambeba é uma liderança indígena, originária do povoado Omágua Kambeba, localizado no estado do Amazonas. Adana está finalizando o curso de medicina pela UFMG e nas próximas semanas se formará como médica. Ela é defensora da redução da medicalização desenfreada a qual a sociedade vem enfrentando, além disso, é defensora de uma saúde pública mais integrativa e do uso das plantas medicinais e fitoterápicos no SUS.

Adana está no estado de São Paulo para visitar algumas iniciativas de farmácias vivas e conhecer melhor o trabalho que vem sendo realizado. Antes de chegar em Botucatu esteve visitando a farmácia viva de Ribeirão Preto, uma das maiores do Brasil. Adana chegou em Botucatu no início dessa semana e está realizando visitas em algumas unidades de saúde atendidas pelo Pró-Saúde, em parceria com o Projeto Santa Planta (USF Jd. Santa Eliza e Oficina Girassol).

Realizamos um bate-papo para conhecer a história de vida de Adana e apresentar as iniciativas que trabalhavam com plantas medicinais no município. O encontro contou com a ilustre presença do Prof. Dr. Lin Chao Ming, referência nacional em utilização, cultivo e conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais.

dez/2021