Voltar

Sistemas de saneamento rural

O Programa Terraflora através do Projeto Jambu, tem como escopo principal a instalação de sistemas de saneamento rural nos produtores rurais atendidos. Fazendo uma breve contextualização, antes do projeto dar início ao atendimento desses produtores, todos possuíam “fossa negra” ou “sumidouro” em suas propriedades. A problemática relacionada a esse tipo de sistema é que é uma solução extremamente danosa ao meio ambiente, às pessoas e aos animais que ali vivem, é o método mais rudimentar para se “livrar” do esgoto.

Foi pensando nisso que a equipe do Terraflora, em parceria com a Brazbio, Givaudan e produtores rurais, decidiram acabar com o problema de destinação incorreta do esgoto doméstico das propriedades.

Entre as diversas tecnologias existentes para o tratamento de efluentes no meio rural, considera-se a Bacia de Evapotranspiração uma das mais interessantes por ser de baixo custo e de fácil construção, além de não exigir, de imediato, uma mudança de comportamentos individuais no uso do banheiro, com ela é possível fazer o tratamento controlado e seguro de águas negras.

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS

Consiste basicamente em um tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e alta demanda por água, de preferência com folhas largas (bananeiras, taioba).

 

 

Esse é um sistema que requer pouquíssima manutenção e tem um nível de segurança bastante eficaz. As Bacias de Evapotranspiração são sempre construídas em mutirão pelos próprios produtores, equipe do projeto e convidados, pensando na multiplicação da técnica e potencializando o cenário de saneamento rural ecologicamente correto. Desde a concepção do projeto foram dezenas de pessoas beneficiadas, e esse é um tema que tende a ganhar bastante destaque nos próximos anos, tendo em vista a aprovação do novo marco regulatório do saneamento e a elaboração de políticas públicas que vão de encontro com essa problemática. O projeto pretende ampliar o número de produtores e famílias beneficiadas com a técnica, além de vislumbrar o atendimento a outros territórios de atuação do Programa Terraflora, como Piauí e Bahia.

out/2021