Programa de Implantações de Projetos Educacionais e Infraestruturais de Conservação da Sociobiodiversidade incluindo Solo, Água, Comunidades Agrícolas e Extrativistas Tradicionais.
O Objetivo do Programa é aumentar o índice de desenvolvimento humano no campo (zona rural) conduzido comunidades agrícolas ao empoderamento, garantindo o direito à alfabetização e a estruturas como banheiro, saneamento básico e cisterna diminuindo vulnerabilidades sociais das minorias como mulheres, crianças, LGBTQIA+ e outras.
No ano de 2009, nasce o Programa de Valorização do Jaborandi, que dá origem a inúmeros Programas de Valorização das Cadeias Produtivas ligadas ao Grupo Centroflora nos territórios do PI, BA e SP, realizadas pelo Instituto Floravida. No ano de 2020, o Programa recebe o nome de Terraflora com o objetivo de consolidar sua metodologia unir suas ações e reforçar sua base a fim de se tornar referência nacional, com uma nova gestão, uma nova identidade visual, portanto com a confiança de mais de uma década.
Linha Histórica dos Territórios do Programa Terraflora
Território Baixo Sul da Bahia
O Programa atua hoje em três territórios brasileiros, os projetos e ações desenvolvidas estão
intimamente ligadas aos diagnósticos rurais participativos que formam um estudo de linha de
base e a partir deste estudo começa o desenvolvimento dos Projetos.
Com a experiencia de 12 anos no campo e inúmeros estudos de base, percebesse que,
as maiores necessidades no meio rural brasileiro são alfabetização, saneamento rural, energia,
ÁGUA e reflorestamento neste contexto o Terraflora se especializa na implantação de projetos de
alfabetização rural Paulo Freire e soluções de saneamento básico ecológicos, não descartando
a possibilidades de outras vertentes de acordo com a necessidade regional como
energia e diversificação ecológica.
As expertises desenvolvidas são: Salas de aulas rurais de alfabetização com
saúde ocular dos Educandos, Internet no campo, BET’s (Bacias de Evapotranspiração)
para as águas negras, Círculo de Bananeiras para águas cinzas, construção de banheiros
ecológicos e cisternas para captação de água. Os estudos de linha de base ainda
apresentam a necessidade de energia (falta luz), e diversidade ecológica que podem
ser estimuladas pela meliponicultora e reflorestamento.
Escolinha da Amizade alfabetização (Professora Maria) e Casa de Farinha (Varanda atrás da foto) geração de renda. Projetos com a realização do Instituto Floravida. Construção realizada em mutirão pela Comunidade de Quinto Riachão com a Liderança de Seu Máximo.
Casa de farinha da Comunidade Três Ladeiras. Construção realizada em forma de mutirão pela comunidade projeto escrito e realizado pelo Instituto Floravida financiamento Givaudan Foundation.
Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.
Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.
Dona Maria esposa do Líder Comunitário Vitor, com seu neto Miguel de quatro anos. Miguel conhece e participa do Projeto desde o nascimento.
Finalização da Implantação da Bacia de Evapotranspiração do Senhor João.
Processo de Construção da bacia de Evapotranspiração.
Participação Feminina na no processo de construção da BET.
BET finalizada já com o crescimento das Bananeiras.
Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.
Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.
Palestrantes Erika Domingos Pereira com os Temas Conservação e Preservação conceitos e suas características, Ecologia e Interações ecológicas (Queimadas na Amazônia Legal) e seu efeito visível no Estado de São Paulo e Hans Jorge Baich com os temas Agricultura familiar, Formação de Cultivos agrícolas; e alunos da EFA Cocais.