Programa Terraflora

Programa de Implantações de Projetos Educacionais e Infraestruturais de Conservação da Sociobiodiversidade incluindo Solo, Água, Comunidades Agrícolas e Extrativistas Tradicionais.

Objetivo

O Objetivo do Programa é aumentar o índice de desenvolvimento humano no campo (zona rural) conduzido comunidades agrícolas ao empoderamento, garantindo o direito à alfabetização e a estruturas como banheiro, saneamento básico e cisterna diminuindo vulnerabilidades sociais das minorias como mulheres, crianças, LGBTQIA+ e outras.

  • Histórico do programa

    No ano de 2009, nasce o Programa de Valorização do Jaborandi, que dá origem a inúmeros Programas de Valorização das Cadeias Produtivas ligadas ao Grupo Centroflora nos territórios do PI, BA e SP, realizadas pelo Instituto Floravida. No ano de 2020, o Programa recebe o nome de Terraflora com o objetivo de consolidar sua metodologia unir suas ações e reforçar sua base a fim de se tornar referência nacional, com uma nova gestão, uma nova identidade visual, portanto com a confiança de mais de uma década.

    Linha Histórica dos Territórios do Programa Terraflora
    Território Baixo Sul da Bahia

    • 2014
    • Contrato de repartição de benefícios
    • Diagnóstico das instituições ligadas a agricultura familiar

     

    • 2015
    • 1° Encontro pelo Guaraná da Mata Atlântica
    • Fomento a boas práticas de Produção Agrícola e de Processamento.
    • Incentivo à Produção Orgânica do Guaraná.
    • Adoção de Tecnologias Sociais
    • Inicio do levantamento das necessidades
    • DRP (Diagnostico Rural Participativo)

     

    • 2016
    • Parceria com Cooperativa COOPALM
    • Contratação e capacitação do Técnico Agrícola
    • Instalação dos alguidares
    • Inserção de 86 Agricultores Familiares ao Programa
    • Visita da Givaudan e Centroflora da Givaudan aos Agricultores
    • Rastreabilidade da matéria-prima
    • 100% dos lotes entregues ao GCF aprovados
    • Levantamento da produtividade em 100% das propriedades 2014, 2015 e 2016
    • Analise de solo em 90% das propriedades

     

    • 2017
    • II Encontro pelo guaraná da Mata Atlântica apresentação da Empresa Givaudan
    • Resultados das análises de solo
    • Início da Regularização ambiental das propriedades
    • CAR (Cadastro Ambiental Rural) / CEFIR (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais
    • Mapeamento das comunidade
    • Sistematização dos processos, 291 visitas contabilizadas do técnico agrícola 23 reuniões com a Coordenação do Programa
    • 1°Marco 0 da Agricultura orgânica 2017
    • Criação regimento dos alguidares 2017 sistematização do uso
    • Contemplação do projeto de Adubação pela Givaudan Foundation

     

    • 2018
    • 1. Fertilização
    • 1.1. Aplicação de Insumos.
    • 1.2. Resultados da análise de solo e conclusões.
    • 1.3. Efeito da correção da acidez do solo e adubação nitrogenada.
    • 1.4. Planejamento agronômico 2019
    • 1.5. Potencial Orgânico
    • 2. Uso Do Saldo e Resultados Gerais
    • 2.1. Impressão Dos Manuais,
    • 2.2. Edital Rural Sustentável –BID
    • 2.3. Assistência Técnica Agrícola e Acompanhamento Dos Tratos Culturais
    • 2.4. Alguidar
    • 2.5. Projeto De Alfabetização
    • 2.6. Certificação Orgânica
    • 3. III ENCONTRO PELO GUARANÁ DA MATA ATLÂNTICA

     

    • 2019
    • Início do Ciclo I do Projeto de Alfabetização pela Givaudan Foundation.
    • 1° CICLO I
    • 1.1. Diagnóstico da realidade
    • 1.1.1. Público por comunidade
    • 1.1.2. Identificação dos espaços pedagógicos
    • 1.2. Identificação de Educadores
    • 1.2.1. Identificação
    • 1.2.2. Seleção;
    • 1.2.3. Contratação de educadores locais;
    • 1.3. Elaboração do material didático metodológico
    • 1.4. Formação inicial com os educadores locais
    • 2°ETAPA
    • 2.1. Realização da ação de alfabetização dos produtores
    • 2.2. Formação continuada
    • 2.3. Acompanhamento, monitoramento e intervenção pedagógica
    • 3° ETAPA
    • 3.1. Avaliação do processo
    • 3.2. Certificação
    • 3.4. Resultado esperado/alcançado
    • Saída do Instituto do trabalho de ATER.
    • Construção de uma sala de aula e a reforma de quatro

    • Legenda
    • Realizado
    • Em Processo
    • Próximas Atividades

    • 2020
    • Início do Ciclo II do Projeto de Alfabetização pela Givaudan Foundation.
    • 1° CICLO I
    • 1.1. Diagnóstico da realidade
    • 1.1.1. Público por comunidade
    • 1.1.2. Identificação dos espaços pedagógicos
    • 1.2. Identificação de Educadores
    • 1.2.1. Identificação
    • 1.2.2. Seleção;
    • 1.2.3. Contratação de educadores locais;
    • 1.3. Elaboração do material didático metodológico
    • 1.4. Formação inicial com os educadores locais
    • 2°ETAPA
    • 2.1. Realização da ação de alfabetização dos produtores
    • 2.2. Formação continuada
    • 2.3. Acompanhamento, monitoramento e intervenção pedagógica
    • 3° ETAPA
    • 3.1. Avaliação do processo
    • 3.2. Certificação
    • 3.4. Resultado esperado/alcançado
      • Recebimento de Prêmio de 4 mil libras por duas equipes da GF;
      • Ganha destaque de Projeto de Alfabetização entre quarente países e matéria no relatório anual da GF;
      • Resultados da sistematização dos questionários agroambiental e socioeconômico.

    • Legenda
    • Realizado
    • Em Processo
    • Próximas Atividades

    • Território Piauí
    • 2009 a 1017
    • Enfoque de Suporte ao Programa Parcerias para um Mundo Melhor;
    • Boas Práticas de Produção
    • Regularização ambiental das áreas de coleta, boas práticas de manejo;
    • Aspectos Comerciais;
    • Rastreabilidade, preço mínimo, contratos e pagamentos, volume e qualidade do produto;
    • Organização Social
    • Cooperativismo e Associativismo.

     

    • 2018 a 2020
    • Ações para beneficiar o abastecimento à longo prazo;
    • Ações de protagonismo jovem através da parceria com as Associações Escola Família Agrícola
    • Nas questões de organização social o Floravida ainda fomentou e aprimorou os aspectos de governança e diversificação de renda dos coletores.
    • 2016 a 2017
    • Consolidação de parceria entre Floravida, Sebrae e Programas
    • Parceria para um Mundo Melhor;
    • Diagnóstico rural participativo concluído:
      • – Sebrae: Processo, Produto e Mercado;
      • – Parcerias: Boas Práticas Agrícolas;
      • – Floravida: Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

     

    • 2018 a 2020
    • Início efetivo das ações nos dois principais eixos, aspectos sociais e aspectos ambientais;
    • Consolidação da parceria com a empresa Brazbio;
    • Consolidação da parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu, que doou 100% dos materiais para a construção das Bacias de Evapotranspiração e horas de trabalho da retroescavadeira
    • Cursos de controle financeiro e custos de produção;
    • Construção de uma bacia de evapotranspiração para tratamento de esgoto doméstico.
  • Descrição de sub-divisões/projetos/ações

    O Programa atua hoje em três territórios brasileiros, os projetos e ações desenvolvidas estão
    intimamente ligadas aos diagnósticos rurais participativos que formam um estudo de linha de
    base e a partir deste estudo começa o desenvolvimento dos Projetos.

    Com a experiencia de 12 anos no campo e inúmeros estudos de base, percebesse que,
    as maiores necessidades no meio rural brasileiro são alfabetização, saneamento rural, energia,
    ÁGUA e reflorestamento neste contexto o Terraflora se especializa na implantação de projetos de
    alfabetização rural Paulo Freire e soluções de saneamento básico ecológicos, não descartando
    a possibilidades de outras vertentes de acordo com a necessidade regional como
    energia e diversificação ecológica.

    As expertises desenvolvidas são: Salas de aulas rurais de alfabetização com
    saúde ocular dos Educandos, Internet no campo, BET’s (Bacias de Evapotranspiração)
    para as águas negras, Círculo de Bananeiras para águas cinzas, construção de banheiros
    ecológicos e cisternas para captação de água. Os estudos de linha de base ainda
    apresentam a necessidade de energia (falta luz), e diversidade ecológica que podem
    ser estimuladas pela meliponicultora e reflorestamento.

    • Território São Paulo
    • Construção de uma bacia de evapotranspiração;
    • Formar multiplicadores da técnica de construção das bacias de evapotranspiração
      por meio do processo participativo através da construção coletiva por meio de mutirão;
    • Desativar fossa negra;
    • Território Bahia
      • Projeto de Alfabetização Rural – Paulo freire (Todos os materiais necessários são inclusos no projeto;
      • Projeto de Saúde Ocular;
      • Prevenção ao Covid 19. Distribuição de máscaras e produtos de limpeza;
    • Território Piauí
      • Projeto em fase de aprovação de BET’s, Banheiros e Cisternas;
  • Principais conquistas, resultados e parcerias
    • Prêmio Sesi para Qualidade de Trabalho 2012: Conservação da Biodiversidade e Geração de Renda em Comunidades envolvidas com a coleta de Jaborandi selvagem;
    • Reconhecimento para a Sustentabilidade na Cadeia de Abastecimento de Jaborandi pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) 2009 e Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2012;
    • Reconhecimento como Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, FBB 2013.
      https://www.youtube.com/watch?v=nwSDStAoe54
    • Reconhecimento da CNI no documentário “Comércio e Uso Sustentável da Biodiversidade no Brasil”.
      https://www.youtube.com/watch?v=yAIsO_jt6F4
    • A Centroflora recebeu o primeiro lugar na categoria “empresa” do 1º Prêmio Nacional da Biodiversidade (2015), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, em reconhecimento ao trabalho realizado ao longo da cadeia de abastecimento da Jaborandi.
    • Reconhecimento do Projeto de Alfabetização que é destaque no relatório
      de Sustentabilidade Givaudan Foundation 2019 e 2020 destaque no site
      da Givaudan Foundation e pelo excelente desenvolvimento o Projeto foi
      escolhido para receber uma Subvenção extra de 4 mil libras. https://www.givaudan-foundation.org/.

Galeria

Icone Folha

Território Bahia

Escolinha da Amizade alfabetização (Professora Maria) e Casa de Farinha (Varanda atrás da foto) geração de renda. Projetos com a realização do Instituto Floravida. Construção realizada em mutirão pela Comunidade de Quinto Riachão com a Liderança de Seu Máximo.

Escolinha da Amizade alfabetização (Professora Maria) e Casa de Farinha (Varanda atrás da foto) geração de renda. Projetos com a realização do Instituto Floravida. Construção realizada em mutirão pela Comunidade de Quinto Riachão com a Liderança de Seu Máximo.

 Casa de farinha da Comunidade Três Ladeiras. Construção realizada em forma de mutirão pela comunidade projeto escrito e realizado pelo Instituto Floravida financiamento Givaudan Foundation.

Casa de farinha da Comunidade Três Ladeiras. Construção realizada em forma de mutirão pela comunidade projeto escrito e realizado pelo Instituto Floravida financiamento Givaudan Foundation.

Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.

Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.

Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.

Comunidade de Roda d'Água, Sala de aula do Projeto de Alfabetização Rural, processo de construção participativo do Projeto.

 Dona Maria esposa do Líder Comunitário Vitor, com seu neto Miguel de quatro anos. Miguel conhece e participa do Projeto desde o nascimento.

Dona Maria esposa do Líder Comunitário Vitor, com seu neto Miguel de quatro anos. Miguel conhece e participa do Projeto desde o nascimento.

Território SP

Finalização da Implantação da Bacia de Evapotranspiração do Senhor João.

Finalização da Implantação da Bacia de Evapotranspiração do Senhor João.

Processo de Construção da bacia de Evapotranspiração.

Processo de Construção da bacia de Evapotranspiração.

Participação Feminina na no processo de construção da BET.

Participação Feminina na no processo de construção da BET.

BET finalizada já com o crescimento das Bananeiras.

BET finalizada já com o crescimento das Bananeiras.

Território Piauí

 Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.

Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.

Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.

Alunos Escola Família Agrícola dos Cocais ou Escola de Formação por Alternância da Região dos Cocais no encerramento do 1° Encontro de Folheiros e Folheiras do Território dos Cocais.

Palestrantes Erika Domingos Pereira com os Temas Conservação e Preservação conceitos e suas características,                   Ecologia e Interações ecológicas (Queimadas na Amazônia Legal) e seu efeito visível no Estado de São Paulo  e Hans Jorge Baich com os temas Agricultura familiar, Formação de Cultivos agrícolas; e alunos da EFA Cocais.

Palestrantes Erika Domingos Pereira com os Temas Conservação e Preservação conceitos e suas características, Ecologia e Interações ecológicas (Queimadas na Amazônia Legal) e seu efeito visível no Estado de São Paulo e Hans Jorge Baich com os temas Agricultura familiar, Formação de Cultivos agrícolas; e alunos da EFA Cocais.